>POR QUE ESTUDAR A MÍDIA?

>

Devemos acompanhar os adventos da mídia, e suas formas de propagação. Enfim; precisamos aprender a dosar até que ponto ela está ao nosso favor, ou contra nós.

Karen Souto

Não conseguimos escapar da mídia, ela se encontra em nosso meio e mesmo quando não achamos estar sendo influenciados, nós estamos. Autores como Roger Silverstone falam da importância de distanciarmos um pouco de nós mesmos e das mensagens que nos cercam, para que possamos pensar sem influencia do meio.

A mídia está ganhando um espaço que uni o globo terrestre, se tornou onipresente. Para que ela não exerça sua força sem medidas sobre a sociedade, deveríamos nos esconder em um quarto escuro, não ouvir, assistir TV ou obter contato com o mundo externo. Porque mesmo quando não notamos de algum modo ela já nos influenciou.

Como forma de entretenimento a mídia dispersa as pessoas de assuntos que deveriam ter maior atenção é assim que ela consegue manipular e calar as pessoas. Mas a mídia também serve para informar, esclarecer, vender e propagar informações que chegam até nós, somente porque ela existe.

É importante estudar a mídia e compreender esse papel que ela exerce sobre a sociedade. Entender quais os critérios utilizados para se tornar tão influente, e para que fins? Devemos acompanhar os adventos da mídia, e suas formas de propagação. Enfim; precisamos aprender a dosar até que ponto ela está ao nosso favor, ou contra nós.

Como seres pensantes que somos, ou deveríamos ser, é necessário sair do senso comum que faz com que a mídia reproduza, distorça ou explore as mensagens que chegam aos seus receptores. Como diz o autor Roger Silverstone, a mídia serve como processo de mediação, ela se faz e nós a fazemos. Por esse motivo, há a necessidade do estudo da mídia, e sua plena compreensão.

KAREN SOUTO
Estudante de Jornalismo das Faculdades Sul Americana – FASAM e integrante do Grupo de Estudos de Mídias.

Anúncios

Sobre Antonio S. Silva
Jornalista, mestre pela PUC/SP, doutor pela UnB e professor da (UFMT). Importante o diálogo para construir um país melhor.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: