Robô-jornalista ‘faz’ matérias e infla audiência

Folha de S. Paulo – Um novo fenômeno tem contribuído para o crescimento da comunidade robótica: um autômato que “cria” conteúdo na web, não apenas “consome”.

Desde o ano passado, a empresa Narrative Science vende um serviço que elabora textos jornalísticos a partir de planilhas com resultados de futebol ou do mercado financeiro.

O robô publica dezenas de “matérias” por hora e, como tem sua obra lida por outros robôs, os “crawlers”, pode melhorar a visibilidade de um site em mecanismos de busca. São máquinas criando conteúdo para máquinas.

Anúncios

Sobre Antonio S. Silva
Jornalista, mestre pela PUC/SP, doutor pela UnB e professor da (UFMT). Importante o diálogo para construir um país melhor.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: