A exigência de diploma para jornalista “barões da mídia que sempre tentaram derrubá-la”, diz Dirceu

Blog. José Dirceu

Com toda a série de discussões e eventos girando em torno da questão “Os desafios do Jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável”, o tema central escolhido para os debates deste ano, começa amanhã (7) em Rio Branco (AC), o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas.
O Congresso realiza-se num momento crucial em que o país retoma a discussão da regulação da mídia – um debate que deverá se intensificar no próximo ano – e quando a categoria jornalística ainda tem em aberto outra questão que lhe diz respeito: a tramitação no Congresso Nacional da Proposta de Emenda Constitucional (PEC do Diploma), que restabelece a obrigatoriedade deste documento para o exercício da profissão.
A exigência de diploma para o exercício da profissão foi uma conquista que durou 40 anos – de 1969 a 2009 – quando foi extinta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), depois de intensa pressão desencadeada no país por entidades patronais e barões da mídia que sempre tentaram derrubá-la.

 

Congresso vai tratar, também, da regulamentação da profissão

“É fundamental que este 35º Congresso aponte para a intensificação da campanha pela aprovação da PEC do diploma, mas que vá além e deflagre um movimento pela reforma da regulamentação da profissão de jornalista que atualize o Decreto-Lei 872/1969 incluindo novas funções que surgiram nas últimas décadas e protegendo o jornalista de abusos tanto trabalhistas quanto editoriais dentro da redações”, afirma Lincoln Macário, presidente do Sindicato dos Jornalistas no Distrito Federal (SJDF), um dos cinco delegados da entidade participantes do encontro.
Anúncios

Sobre Antonio S. Silva
Jornalista, mestre pela PUC/SP, doutor pela UnB e professor da (UFMT). Importante o diálogo para construir um país melhor.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: