Em publicidade na Índia, Berlusconi aparece com mulheres no porta-malas

Folha

Fazendo o sinal de vitória e no comando de um carro vermelho, uma caricatura do ex-premiê italiano Silvio Berlusconi leva no porta-malas três mulheres com mãos e pés atados. “Deixe as preocupações para trás”, diz o slogan.

Idealizado para promover o Figo -o novo carro da Ford- na Índia, esse anúncio não chegou a ser distribuído oficialmente nem impresso em jornais, mas foi publicado durante horas no site da agência de publicidade JWT Índia e causou polêmica no país por seu teor machista.

A filial indiana da Ford pediu desculpas pela imagem em um comunicado reproduzido pelo jornal “The Hindu”.

“Os desenhos são contrários aos padrões de profissionalismo e decência da Ford e de nossos sócios. Estamos revisando os processos de aprovação e de supervisão para garantir que algo assim não volte a ocorrer”, disse a empresa.

Outras caricaturas usadas na mesma campanha exibem pilotos de F-1 no porta-malas do mesmo veículo, conduzido pelo heptacampeão Michael Schumacher. A socialite Paris Hilton aparece em outro modelo do anúncio.

O grupo de publicidade WPP -ao qual pertence a JWT Índia- argumentou que o vazamento dos anúncios “foi resultado de um ato individual sem a supervisão adequada”.

A imprensa indiana criticou a utilização de mulheres como objetos sexuais. O estupro coletivo e morte de uma jovem em dezembro levantou um amplo debate no país sobre a violência contra a mulher.

Anúncios

Sobre Antonio S. Silva
Jornalista, mestre pela PUC/SP, doutor pela UnB e professor da (UFMT). Importante o diálogo para construir um país melhor.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: