EUA tiveram colaboração direta da Microsoft para espiar Hotmail, Outlook e Skype

Opera Mundi

Em réplica, empresa norte-americana insistiu que só revela dados de usuários “em resposta às demandas do governo”

A Microsoft permitiu à NSA (Agência de Segurança Nacional, na sigla em inglês) interceptar a comunicação de seus usuários e ajudou a organização a burlar a sua própria criptografia, segundo revelou nesta quinta-feira (11/07) o jornal The Guardian, com base em documentos secretos fornecidos pelo ex-consultor da CIA Edward Snowden.

Os documentos denunciam que a Microsoft ajudou a NSA a quebrar os códigos do novo portal Outlook, uma vez que a agência não estava conseguindo interceptar as conversas realizadas através dele. A NSA já tinha acesso à fase pré-criptografada dos e-mails tanto do Outlook quanto do Hotmail.

Além disso, a empresa de Bill Gates trabalhou com o FBI no início do ano para facilitar o acesso da NSA ao SkyDrive, serviço de armazenamento que permite ao usuário hospedar qualquer tipo de arquivo e já conta com mais de 250 milhões de adeptos no mundo.

O Skype, comprado pela Microsoft em 2011, também cooperou com agências de inteligência no último ano para permitir que o programa de espionagem Prism coletasse vídeos e áudios de conversas.

Todo o material obtido a partir do Prism é concedido pela NSA tanto ao FBI quanto à CIA, sendo que um dos documentos da agência se refere ao programa como um “esporte de equipe”.

A Microsoft deu uma declaração dizendo: “Quando nós melhoramos ou atualizamos os produtos, não estamos imunes à necessidade de cumprir exigências legais do momento ou do futuro”. A empresa insistiu que só fornece dados de usuários “em resposta às demandas do governo” e que cumprem essas ordens apenas quando são relativas a “contas ou usuários específicos”.

 

LEIA MAIS

Anúncios

Sobre Antonio S. Silva
Jornalista, mestre pela PUC/SP, doutor pela UnB e professor da (UFMT). Importante o diálogo para construir um país melhor.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: