Público adere a mídia de “esquerda” nos EUA

Folha de S. Paulo

Rede de notícias ‘ideologizadas’ bate a CNN em audiência

Apelidada de ‘Fox News da esquerda’, MSNBC supera emissora 24 horas pioneira no horário nobre americano. Apesar das diferenças ideológicas, MSNBC e Fox têm estilo similar, de baixo custo; críticos condenam parcialidade

RAUL JUSTE LORES

A CNN é a mais nova vítima da crescente polarização política dos EUA. Depois de ter sido desbancada pela conservadora rede Fox News, está sendo ultrapassada por outra emissora com 24 horas de notícias “ideologizadas”.

A MSNBC, apelidada de “Fox News da esquerda” pelo ex-presidente Bill Clinton, tem vencido a pioneira emissora de notícias todo dia no horário nobre (20h-23h), mas principalmente entre a audiência mais cobiçada pela publicidade (de 18 a 49 anos).

“Há uma parcela dos americanos que só segue as notícias com as quais concorda. Esse é o motivo do sucesso’ da Fox e da MSNBC”, disse à Folha John Sides, professor da Universidade George Washington. A mais imparcial CNN perde nesse cenário.

Além das tradicionais bandeiras da esquerda americana (governo maior, mais impostos, direitos trabalhistas, reforma imigratória, direitos para minorias raciais e sexuais), o elenco da emissora representa essa diversidade.

Diferente da Fox, que tem apresentadoras loiras com maquiagem carregada e veteranos radialistas conservadores, a MSNBC tem professores universitários e representantes de várias minorias. A maioria usa óculos.

Há cinco apresentadores negros, três gays e o paquistanês-britânico Martin Bashir –nenhum latino, por ora.

“Os apresentadores estão à esquerda da Casa Branca. Eu estou bem à esquerda de Obama”, diz Rachel Maddow, a estrela do canal, que critica a política de drones do governo e a falta de regulamentação financeira em Wall Street.

Anúncios

Sobre Antonio S. Silva
Jornalista, mestre pela PUC/SP, doutor pela UnB e professor da (UFMT). Importante o diálogo para construir um país melhor.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: