Política da informação

Nodebate – No ano eleitoral parece evidente o endurecimento da mídia contra o governo de Dilma Rousseff (PT), com matérias que, se observadas atentamente, desgastam a gestão federal. Embora não seja toda a mídia brasileira, mas parte da chamada grande mídia, define pautas com ênfase para assuntos negativos, que recebem mais tempo e de maneira repetitiva, como é caso do mensalão petista (e não com o seu similar, o mensalão tucano), gastos com energia elétrica, hospedagem em hotéis da presidente, obras da copa.

No mundo há um acirramento do debate em torno de uma crise de poder dos Estados Unidos e Europa, que seriam os responsáveis pela chamada ordem social global. Diante disso, pode estar alguma forma gera resistência aos movimentos políticos voltados para o maior poder do Estado do bem-estar-social, como alguns grupos midiáticos acreditam ser o caminho para o atraso econômico e social. Assim, a propaganda para mudanças da política aos diversos países da América Latina, como o Brasil – embora sendo um governo que defende o conservadorismo capitalista.

Certamente desaconselhável acreditar que as redações não devam ser politizadas, muito ao contrário. Preferível ler um jornal com ampla discussão política e posicionamentos com visão aprofundadas sobre as ideologias partidárias. Porém, o jornalismo não pode se comportar como partidos políticos, delimitando parceiros e inimigos. A busca da informação com zelo pela ética, torna-se indispensável. Afinal, a liberdade está na condição de escolha do eleitor e de ser bem informado.

Anúncios

Sobre Antonio S. Silva
Jornalista, mestre pela PUC/SP, doutor pela UnB e professor da (UFMT). Importante o diálogo para construir um país melhor.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: