INOCÊNCIA DO JORNALISMO

nodebate – Assustador a quantidade de informação nos grandes jornais, cujos destaques são copiados passivamente pela “imprensa” dos rincões brasileiros. A sensação que se tem é a de que, através de reportagem investigativa intensa, neste  momento da política, o jornalismo brasileiro descobriu as falcatruas do ex-presidente Lula. Um tríplex e uma chácara, no Estado de São Paulo.

Imagem apresentada pelo jornal Nacional sobre irregularidades das obras da Bancoop em 11/03/2010

Fato é que estas informações não são efetivamente novidades, pois, a própria revista Veja, em várias páginas, já trouxe estas notícias bombásticas, porém sem tanto efeito, em anos pretéritos, em outro momento de tensão eleitoral, em campanhas presidenciais. Seria estranho acreditar que a mídia brasileira, a grande mídia, não tenha feito um levantamento da vida pregressa e atual de um dos líderes do sindicalismo brasileiro, que chegou à presidência – considerando como sua função, cujo objetivo é mesmo o do Jornalismo.

A informação sobre suspeita de Lula não revela, portanto, nenhum ato ideológico do Jornalismo, que tem como obrigação apresentar para a opinião pública as notícias, independentemente de qual figura esteja envolvida. Mas a definição de data para estabelecer a seletividade de informação pode sinalizar para o jornalismo político dirigido, que tem como objetivo a ordem partidária.

O mais difícil é entender a falta de memória – se realmente o é – daqueles que fazem parte do cotidiano da imprensa, sobretudo os profissionais do jornalismo opinativo que aceitam rapidamente uma manchete de efeito, sem, no entanto, uma pesquisa mínima e que requer aprofundamento, no sentido de evitar a simplificação das coisas, e se tornar um instrumento para impulsionar agenda política, de um país em crise de representação.

Contudo, a inocência no Jornalismo, definitivamente, não está na sua essência.

Anúncios

Sobre Antonio S. Silva
Jornalista, mestre pela PUC/SP, doutor pela UnB e professor da (UFMT). Importante o diálogo para construir um país melhor.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: