A CUNHA DO JORNALISMO

nodebate – Neste tempo de crise, o presidente da Câmara dos Deputados, vem se tornando – ou melhor se tornou – uma espécie de herói do impeachment contra o governo, apesar de um comportamento política dos anti-heróis. Estranhamente que a grande mídia discorra todos os dias sobre democracia, sendo o único caminho para um país mais justo, com desenvolvimento econômico e, entende-se, social. No entanto, tem entre os seus personagens legitimados o peemedebista Eduardo Cunha.

Haverá análise no Congresso brasileiro do impeachment do herói, Cunha? Haverá algum julgamento? Como está o processo na Comissão de Ética na Câmara Federal?

A relação umbilical do deputado com o vice-presidente, Michel Temer, nas artimanhas políticas, neste momento, não serve como questionamento sobre as pretensões do vice-presidente, no sentido de “salvar” o Brasil? Contudo, Temer ganhou ares, neste grupo seleto do jornalismo dependente, do mordomo que salvará o país da bancarrota. Ora, ora!

Convenhamos, a realidade que se passa na grande mídia brasileira e no Congresso Nacional está longe da lógica vivida pelos brasileiros no cotidiano. Será mesmo que uma ditadura precisa ter a representação simbólica das baionetas para concretizar de fato? Não seria possível acreditar que através de parlamentares incapazes, na representação de terceiros seria possível subverter a ordem democrática? Qual o papel do judiciário neste tabuleiro de xadrez político, apenas da política liberal? Afinal, de que ordem estamos falando?

O que farão os senhores deputados radicalizados na vivência do fisiologismo empresarial, quando cobrados sobre a imoralidade da representação política? Talvez o Brasil não seja mesmo dos brasileiros, sequer haja uma lógica psíquica para entender a política colonial, amparada pelo eterno Jornalismo das grandes redes, na modernidade estrangeira.

Anúncios

Sobre Antonio S. Silva
Jornalista, mestre pela PUC/SP, doutor pela UnB e professor da (UFMT). Importante o diálogo para construir um país melhor.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: